10/30/2006

Acreditavam?

Vezes sem conta dei por mim, a acusar aqueles a que a história chama de fariseus. Critico-os por terem rejeitado Jesus, sendo conhecedores da Lei e dos Profetas. Se conheciam as escrituras, como é que o poderam rejeitar.
Mas também penso, um pouco, em defesa deles.
Parece-me lógico, razoável até, a atitudes deles para com Jesus. Foram mil e poucos anos de hábitos religiosos, implementados e experimentados. Mil e tal anos a matar borregos, pombas, cordeiros etc... e de repente alguém diz que isso não é mais preciso, alguém diz que é o Caminho, a Verdade, a Vida, o Pão do Céu, a Água viva etc... Jesus disse isso... é de acreditar?
Agora imaginem, se Jesus não tivesse vindo naquela altura, e viesse hoje! Qual seria a nossa atitude, envolvidos que estamos nos nossos esquemas religiosos. Imaginem que Ele entrava na vossa (minha) Igreja e dizia:
Eu sou o caminho, a verdade, a vida, a ressurreição, o pão do céu etcc.... Acreditavam, ou diziam, tal e qual como os fariseus, este homem é louco!

8 Biblos:

Paulinha disse...

O ser humano é engraçado... somos rápidos em descubrir falhas nos outros... mas nem repara que acaba por cair em erros muito similares repetidas vezes na sua vida...

Que Deus nos ajude a estarmos sensíveis à Sua voz, para que não fiquemos agarrados demais a tradições e liturgias!

Tinoca Laroca disse...

Hoje tenho a convicção que seria muito pior.
Já viste quantas denominações abrem a cada momento? crescem por todo o lado como cogumelos.
"Quem dará crédito à nossa pregação?"
God bless you.
t.

Lai disse...

Fosse em que época fosse, Jesus Cristo iria ver nos homens a mesma reação à sua vinda, para que se cumprisse o que está escrito: Veio para o que era seu mas os seus não o aceitaram...


De qualquer das formas, acho sim que ESTE HOMEM É LOUCO!!!!

louco de amor por nós
tão louco que se prontificou a morrer por nós ainda que O tivessemos rejeitado...
e Ele de tão louco que é...aceitou mesmo assim morrer para que eu viva!!

DTA
Lai

Marlene Maravilha disse...

Eu acho é que tudo se repete!
Claro que se fosse hoje, este mesmo Jesus, com certeza morreria da mesma maneira. E o amor dEle também seria o mesmo por nós! E assim a Palavra da profecia continuava se cumprindo!
abraços

Paula disse...

POdes crer... hoje em dia seria igual, se não pior...

Vítor Mácula disse...

Caro Daniel.

Eu às vezes fico um bocado à nora quando me dizem com toda a naturalidade que crêem na consubstancialidade etc, e tantas vezes numa acusação e condenação dos que não crêem ou se confundem (de Pilatos a Judas)… Eu gostava de saber o que faríamos se conhecessemos um tipo qualquer no Bairro Alto ou no Cais do Sodré, rodeado de prostitutos/prostitutas, operários, professores e por aí fora, conversando e bebendo uns copos, ouvíssemos dizer que umas coisas estranhas de vez em quando fazia, esse tipo depois fosse para os Estados Unidos, vindo nós a saber que tinha sido condenado à morte na cadeira eléctrica e depois aparecendo uns gajos a dizer-nos : aquele tipo, era o verbo do Deus omnipotente e criador do céu e da terra, aquele tipo era o Deus feito humano… Quantos de nós iam na conversa… Nós acreditamos é na tralha secular (Igreja, teologias, etc) mas Nele, realmente Nele… quem sabe a sua fé ?...

Oxalá, tal Pilatos, eu conseguisse perguntar-lhe: O que é a verdade?

Sempre seria um começo.

Não sei se me expliquei muito bem… ;)

Um abraço.

Anónimo disse...

É bonito como argumentas mas é bom não esquecer que o proprio Jesus os condenou. A partir do momento em que o Messias os condenou não devemos ir de encontro a essa decisão. Mas gosto de pessoas que vagueiam no mundo do pensamento!!
gosto de ti,força!
lol.

Anónimo disse...

"Perdoa-lhes, Pai, que eles não sabem o que fazem."

"Também eu não te condeno. Vai, e não peques mais"

:P

Jesus interpelou com veemência profética certos grupos e comportamentos; mas nunca condenou especificamente ninguém.

Não que não se possa fazer esse tipo de exegese. Mas ela não é directamente evidente, pelo menos nos textos canónicos.

Abraçol ;)