3/21/2007

A paga do seu trabalho

Tenho pensado um pouco sobre o texto em que Paulo diz que procedeu "para com os judeus como Judeu, e para os que estavam sem lei, como se ele próprio estivesse sem lei"; pergunto-me o quão difícil é isto na realidade.

Às vezes olhamos para este texto e parece-nos bonito, mas a verdade prática é tão difícil. Paulo por se ter tentado chegar a Judeus e Gentios, para os levar à salvação, foi deixado quase como morto (aliás não lhe bateram mais porque pensavam que ele estava morto), foi perseguido pelos judeus (o perseguidor era perseguido) e os gentios (principalmente em Éfeso) não gostavam muito da sua companhia.

Para além do que ele sofreu na pele, ainda nos esquecemos do que ele sofreu para se integrar nas sociedades gentílicas, pois eram completamente diferentes da sociedade judaica e Paulo era Judeu; ainda para mais, Paulo não ganhou todos aqueles a quem falou, "mas fiz-me tudo para com todos (inclusive os que os maltrataram) a fim de ganhar alguns.

Mas quando este texto acaba ele acrescenta, "fiz tudo por causa do evangelho", e isto é um pouco estranho. Hoje em dia fala-se em pessoas (o que em parte concordo), mas a razão que levava Paulo a evangelizar, a agir como Judeu para os Judeus, como gentio para os gentios, como fraco para com os fracos, não eram as pessoas, mas o próprio evangelho. Ele disse, "fiz tudo por causa do evangelho" e não "fiz tudo por causa" das pessoas. Na realidade se assim fosse ele tinha desistido, mas como o evangelho de Cristo está acima da possível aceitação do mesmo, Paulo continuou.

10 Biblos:

Di disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Di disse...

Paulo prosseguiu não pela força e capacidade humana, mas na força Daquele que tudo pode e que tudo sabe; por isso fez tudo por causa do evangelho.

Agradeço a Deus por termos conhecido um Paulo, que serve de exemplo, pelo menos para mim.

DTA
Di

Marlene Maravilha disse...

A figura de Paulo é explendida! E que testemunho ele nos dá! O mais lindo é nos basearmos no sacrifício de Cristo e na sua graça!
beijos

Tinoca Laroca disse...

O que é mais interessante, é que nós cristãos, queremos que os outros se tornem como nós...
Talvez...
valha a pena...
meditar nisso.
GOD BLESS YOU.
T.

Davide Vidal disse...

Bom pensamento: Andamos, fazemos, esforçamo-nos nunca pelas pessoas (isso leva ao desespero e desistência) mas POR CAUSA DO EVANGELHO

Anónimo disse...

Olá bom dia, vim conhecer o teu cantinho e gostei muito.
Adorei a mensagem. É uma boa reflexão para cada um de nós. Continua. A seara é grande e os ceifeiros são poucos. Que através deste meio outros possam vir a conhecer a Palavra de Deus.
Fica bem. Fica com Deus.
Vou voltar.
Beijinhos perfumados,
Anita (www.amorfraternal.blogspot.com)

Maria disse...

Olá bom dia
Gostei de conhecer este cantinho.

Vou voltar
Abraço
Maria (Açores)

Lai disse...

Boa reflexão...
Hoje em dia pouco se faz por causa do evangelho...

Mas Paulo tinha em mente outros valores:

Ato 20:24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus

e que grande testemunho deu Paulo do evangelho da graça de Deus!!

DTA
Lai

Maria João disse...

Se não houver a ajuda de Deus, torna-se tudo muito difícil.

Ele dá-nos o balanço e a força de que necessitamos. AFinal, não nos podemos esquecer que tudo deve ser feito em Sua graça. Para Sua glória.

Tinoca Laroca disse...

desejo-vos uma PÁSCOA CHEIA DE LUZ!!!!
GOD BLESS YOU.
T.