2/23/2008

Para haver milagres

Uma das coisas que se destaca de grande forma na bíblia é a enorme quantidade de milagres realizados por Deus, através dos seus servos e do seu Filho Jesus Cristo!Nós, como Cristãos, acreditamos piedosamente, que Deus pode fazer esses grandes milagres no nosso meio! Mas a pergunta levanta-se sempre! Se acreditamos porque não acontece? O que falta? Será a nossa fé? Será que Deus mudou? A igreja está fraca dizem alguns!

Penso que é mais equilibrado e saudável olharmos para a bíblia e procurarmos as respostas certas! Se é que neste caso existem respostas concretas!

Não existe dúvida em nós que um dos grandes ingredientes para que exista um milagre, uma acção sobrenatural de Deus, é a fé! Passaremos a enumerar vários versículos sobre o assunto!

· “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados” (Mateus 9:2).

· “Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã” (Mateus 9:22)

· “Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé” (Mateus 9:29).

· “Então Jesus repreendeu ao demónio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado. Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo? Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há-de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17:18-20)!

A argumentação da fé é verdadeira! A fé é necessária para a nossa vida cristã! “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6)! No entanto isolar os versículos, que falam sobre, do conteúdo geral da bíblia pode ser extremamente perigoso!

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7).

Jesus aponta neste texto outra base para pedirmos ao pai com a certeza de que ele fará o que pedirmos! Jesus não falou só da necessidade da fé para que o sobrenatural acontecesse! Jesus falou também da relação entre nós e a Palavra! Na medida em que Cristo e a sua palavra são o nosso interesse (o texto original aponta para uma questão de interesse), ao ponto de se enraizar em nós, então pediremos e será feito!

A questão levanta-se! E quando não acontece? Será que a relação entre nós, Cristo e a Sua palavra foi interrompida momentos antes de pedirmos? Será? Será que nós estamos ligados agora e desligados daqui pouco? Não será isto perigoso?

Jesus é o nosso exemplo! Ele colocou estas duas bases para a ocorrência do sobrenatural! Se alguém as cumpria era ele! Ele tinha no que pedia ao Pai! Ele sabia que pedia ao Pai e o Pai respondia! Ele tinha Fé! Nele estava, num estado perfeito, a palavra; pois Ele é a palavra! Assim temos a certeza de que tudo o que Jesus pede o Pai faz! Será assim? Foi assim?

E lá no jardim quando Jesus, em agonia, pediu ao Pai que o livrasse? Hebreus diz “O qual (Jesus) nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência, ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu” (Hebreus 5:7-8)! Jesus clamou ao pai por Livramento! “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice” (Mateus 26:39)! O texto de Hebreus revela que ele foi ouvido mas não aconteceu aquilo que era a sua vontade! A vontade do Pai prevaleceu! E agora? Não é a fé e a Palavra de Deus as bases para a ocorrência do sobrenatural? Não era Jesus um homem (ele era muito mais que um homem) de Fé? Não tinha Ele um relacionamento com a Palavra (Ele era a Palavra)?

Creio que hoje em dia vivemos dias de falta de Fé e de relacionamento com a Palavra de Deus, no entanto, mesmo que estivéssemos em dias de perfeito estado de Fé e de comunhão com a Palavra, creio que nem tudo o que pediríamos seria feito (acredito igualmente que aconteceria muito mais do que acontece hoje)! Creio que a expressão de Jesus coloca o ponto final sobre a ocorrência do sobrenatural! “Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). Acima da nossa fé e do nosso relacionamento com Deus e a Sua Palavra, está a Sua vontade! Posso ser um homem de Fé (Jesus era-o); posso conhecer a bíblia e relacionar-me com ela de uma forma perfeita (Jesus fazia-o); posso ter um relacionamento pessoal com Deus “perfeito” (Jesus tinha-o); no entanto nada me garante que tudo o que eu peça seja feito! Porquê? Por causa disto, “Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”! Dizer o contrário é afirmar que Jesus, naquele momento, não tinha fé; não se relacionava com a Palavra; não se relacionava com Deus! E isso sim era um absurdo!

Leia Mais…

2/07/2008

Os mansos

As Bem-aventuranças são poços de ensino! Nelas vê-se retratado o verdadeiro crente! O crente começa como alguém humilde de Espírito, que reconhece a sua incapacidade espiritual! Depois de chegar a esse ponto, o crente apercebe-se do seu pecado e do pecado ao redor e passa a ser alguém que chora! Vê-mos assim, que as Bem-aventuranças têm uma sequência lógica e racional, no entanto todas elas são completamente contrárias à forma de ver do mundo!
No mundo predomina a capacidade própria, a alegria a qualquer preço! No evangelho de Jesus predomina a pobreza, a humildade espiritual e o choro vem antes da alegria!
Esta terceira bem-aventurança fala de algo completamente diferente, mas contrário à direcção do pensamento humano! Mansidão!

O ser humano pensa desde os primórdios na conquista de terras e se possível do mundo! Por causa do desejo de herdar a terra, de conquistarem a terra, de serem senhores do mundo, muito tem sido o sangue derramado!Nero, Hitler, Genghis Khan, Mao Tse Tsung, têm usado a violência para dominar a terra e o ser humano! Hitler matou milhões de Judeus no sonho de criar uma raça perfeita que dominasse sobre o resto! Todos estes nomes, e muitos outros faltam, quiseram ser donos do mundo! Qual foi o caminho que eles seguiram? A violência! A autoridade imposta! No entanto este pensamento não encaixe possível no evangelho de Jesus!
Para Jesus não são os violentos que herdarão a terra! Serão sim os mansos! Não importa o quão absurdo isto possa parecer, mas de facto será assim!
Os mansos têm um privilégio, "herdarão a terra"! Os mansos têm uma grande alegria, "herdarão a terra"! Os mansos têm uma razão de grande júbilo, "herdarão a terra"! Os mansos! Os mansos como Jesus foi manso!
Antes de prosseguirmos devemos fazer uma diferença entre pacificador, estes surgirão no Versículo 9, e alguém manso! O pacificador é aquele que no meio de guerra promove a paz; é aquele que no meio de uma discussão procura a calma!
O manso é aqueles que antes que o conflito aqueça mantêm a paz; é aquele que não deseja que a força e a violência aconteçam!
O manso tem no seu coração o texto do Antigo Testamento, "Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Näo por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos" (Zc 4:6); O manso é aquele que sabe que a vingança não é sua mas do Senhor, "Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes häo de suceder, se apressam a chegar" (Dt. 32:35). O manso, como a palavra indica é alguém "dócil, meigo, afável, calmo etc"! O manso tem em si mesmo a revelação do fruto do espírito, "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (GL 5:22)! Ser manso não nos retira aptidão ou valor! Jesus por duas vezes, pelo menos, afirmou a sua mansidão e Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores! Uma foi quando disse, "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:29) e outra ao entrar em Jerusalém, "Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga" (Mateus 21:5).
O contraste humano é evidente! Um rei não é conhecido por seu manso, mas por ser conquistador! Conhecemos O Dom Afonso Henriques não por seu manso mas por conquistar território e iniciar o nosso pais! Mas Jesus é um rei diferente, é um rei manso!Estas pessoas meigas, doces, mas que antes foram humildes de espírito e que choraram o seu pecado, têm uma recompensa, a herança da terra! Paulo revelou isso de outra forma, "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo" (Romanos 8:17)! Nós somos herdeiros, não por nós mas por causa de Cristo! Inclusive de nada vale ser manso se primeiro não se for filho (logo é necessário a humildade de espírito e o nosso choro)! Paulo também disse, "Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo" (1ª Coríntios 6:2)!
Existe uma grande esperança, recompensa, privilégio para o Cristão autêntico, "herdar a terra"! Isto porque somos co-herdeiros com Cristo!


Leia Mais…