5/12/2008

Sobrenatural Natural

O que pretendo vos transmitir é mais uma reflexão biblicamente filosófica que qualquer outra coisa. Penso no entanto, que será interessante pensarmos no que vos apresentar e se possível discuti-lo.

Vivemos dias em que o sobrenatural atrai a humanidade. Bem! Não vivemos dias, sempre foi assim! Desde os primórdios da humanidade (após a queda) que o sobrenatural, o desconhecido espiritual, atrai milhões e milhões de pessoas.

Entendemos sobrenatural como algo que vai além da nossa natureza humana, logo estamos virados, focados, numa realidade espiritual.

No entanto aquilo que é sobrenatural a nós é completamente natural no mundo espiritual. Assim o mundo espiritual só é sobrenatural dependendo da perspectiva com que se olha. Do nosso ponto de vista, o mundo espiritual é sobrenatural pois está além da nossa natureza, na perspectiva de Deus, anjos e demónios, o que para nós é sobrenatural é para eles natural, pois vivem na sua própria natureza que tem a capacidade de se revelar na nossa esfera natural.

Mas essa esfera para nós sobrenatural é algo que nos atrai (falo como humano). O desconhecido; o que se esconde no obscuro; o que se passa no mundo invisível; são coisas interessantes, apelativas. O ser humano corre na procura dessa realidade.

Como cristãos procuramos também o sobrenatural, o sobrenatural de Deus. Desejamos, ansiamos ver aquilo que é impossível à natureza realizar, desejamos contemplar este Deus invisível e ver a glória que não podemos observar.

Eu quero ver os milagres de Deus, eu quero ver a glória de que Jesus falava. Esse mundo sobrenatural, o “além”, o “transcendente” atrai-me! Acho que atrai todos nós.

No entanto o que tenho pensado neste dias, principalmente depois de vir viver para Miranda do Douro, é se não andamos à procura desse sobrenatural e deixamos de observar o sobrenatural natural. Se calhar estão a ler esta expressão, sobrenatural natural, e não estão a compreender o que pretendo transmitir, mas tentarei explicar adiante. A minha reflexão enfatiza este aspecto, o contemplar o sobrenatural natural.

Vivemos o dia-a-dia como cristãos, pensado no dia em que Deus revelará a sua glória de uma forma sobrenatural e ficamos variadas vezes frustrados por não a vermos. Isso acontece comigo, até que de alguma forma Deus me ajudou a mudar de perspectiva e a contemplar o sobrenatural natural.

Se pensarmos bem, tudo ou praticamente tudo, é sobrenatural. O mundo em vivemos é natural, mas sobrenaturalmente criado pela Palavra de Deus (Hb 11:3). Nascemos de uma forma natural, mas na realidade somos criados de uma forma sobrenatural por Deus (Sl 139). O sol se levanta naturalmete, mas na realidade Deus de uma forma sobrenatural o levanta (Mt 5:45). A chuva cai pelo processo natural mas é Deus quem sobrenaturalmente a concede (Mt 5:45). A saúde é algo perfeitamente natural mas sobrenaturalmente sustentada por Deus (Pro 4:20-22; 16:24). Poderíamos pensar em outras tantas coisas nesta mesma perspectiva.

Qual o problema então que se levanta quando falamos do sobrenatural de Deus? É que procuramos a parte desconhecida de Deus (devemos fazê-lo, não sou contra, bem pelo contrário) em detrimento daquilo que Dele já conhecemos.

A saúde, o sol, a chuva, a criação, os nascimentos, são tão naturais, tão comuns à nossa natureza, porque os podemos ver com os nossos olhos, que por demasiadas vezes nos esquecemos que estão completamente além da nossa realidade natural. Todas estas coisas nos transcendem. Nenhum humano pode criar a vida natural, porque na realidade ela é sobrenatural, ela é além da nossa natureza. Nenhum ser humano pode gerar outro humano sem a ajuda do sobrenatural de Deus. Tão natural é o facto de eu existir que vezes sem conta me esqueço que existo e permaneço em existir por causa da acção sobrenatural de Deus (Cl 1:17).

Se equilibrássemos a nossa perspectiva do que é sobrenatural iríamos ansiar coisas menos, “místicas”, e procurar encontrar Deus (a pessoa sobrenatural), naquilo que é natural. Se virmos as coisas destas formas, veremos Deus em vários lugares e situações e automaticamente estaremos a ter contacto com o sobrenatural.

Nota: Quem ler este artigo pode pensar, “este rapaz não acredita em milagres”, mas tal pensamento não é verdade. Acredito em milagres; não vejo os milagres como um fim, mas sim como um meio onde Deus se revela. No entanto tenho-me apercebido que essa procura por esse aspecto sobrenatural tem desequilibrado muita gente e levado alguns a uma frustração espiritual e a ficarem escravos da fé, quando a fé não nos devia escravizar, mas sim, quando aplicada no lugar correcto, nos libertar.

Esse sobrenatural é necessário, mas existe este sobrenatural que está naturalmente exposto diante dos nossos olhos e que, infantilmente, ignoramos.

11 Biblos:

natenine disse...

Bom texto. Gosto dessa visão aberta, o ponto é esse as pessoas vêm os milagres como um fim, estão enclausurados querem ver a glória de Deus dentro das suas portas mas aquilo que vemos é que os milagres de Deus estavam intimamente ligado à salvação. E na verdade a salvação é o maior milagre.
Dta mano.

Anónimo disse...

Experimentar o sobrenatural é algo extraordinário, eu própria ja o exprimentei através da cura. Mas não é somente dessa forma que devemos procurar/viver o sobrenatural, sempre que Deus fala connsoco também estamos a experiemntar o sobrenatural. Será que isto não chega? Falar com Deus é o maior privilégio que nós podemos ter. Porque queremos tanto que o sobrenatural seja visivel, para acreditarmos naquilo que Deus pode fazer?
haverá um dia em que o sobrenatural também será natural para nós seres humanos.
Bom artigo.

Paula Aurélio

Marlene Maravilha disse...

Entendi e gostei.
Todos os dias ao levantar-me pela manha, olho-me no espelho e louvo a Deus pelo milagre que vejo. Minha permanencia com vida,e os covados anexados, sao algo realmente sobrenatural.
Mas deitar e acordar sao milagres diarios.
Excelente texto Daniel. Parabéns!
Um grande abraco

Maria João disse...

Vem ajudãr o Darfur!!!

beijos em Cristo e Maria

Anónimo disse...

Olá,

Passando para conferir seu belo e edificante espaço e desejar um feliz ano novo e muita paz em seu lar.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Marlene Maravilha disse...

Passei para deixar votos de um Feliz Ano Novo cheio da graca e do poder de Deus!
Abracos ao casal!

Tinoca Laroca disse...

ALELUIA!

O teu texto é...
SOBRENATURAL!

Cada dia, quando nos deitamos e dormimos, experimentamos o Sobrenatural.

Cada dia, quando de repente, acordamos e "revivemos" por mais um da, experimentamos o Sobrenatural.

o Sobrenatural está em nós.

Vale mesmo a pena...
meditar no teu texto.

Obrigada.

God bless you,
T.

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com

Anónimo disse...

Exceptional site!

Almost everyone needs to get insurance at one time or another, whether it is
auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
These times it is more painless than ever to acquire complimentary insurance quotes from multiple
businesses in order to find the foremost deal. You can also discover how to save
oodles of money in free gasoline when you acquire your insurance cost quotations.

[url=http://freeinsurancequoteshq.com]Insurance price quotes[/url]
http://freeinsurancequoteshq.com

[url=http://www.weddingringsforever.com/]Tungsten Wedding Rings[/url]

http://freeinsurancequoteshq.com/home/compare-house-insurance-for-free.html

Isaias Medeiros disse...

Olá, Daniel e Paula

Estou visitando a blogosfera cristã em busca de páginas interessantes para ler e trocar idéias.

Parabéns pelo seu trabalho.

No Um pouco além do óbvio você encontrará temas relevantes
sendo abordados por um livre-pensador cristão, adepto da "teologia da vida", aquela que enxerga o homem
possível, e não o idealizado.

Ficarei honrado com a sua visita.

Um forte abraço.

N'Ele, a autoridade máxima em matéria de salvação.

Anónimo disse...


Aspire of orchid handkerchief heart maintains goal momentum Ying Xizhi battle he or take up the post of captain
By right ofLanpadeexclusive a goal, QieerxiGuest field is beatenBulaikeben, walk out of league matches the two shadows that are defeated repeatedly. In the past 8 clubs match, lanpade infiltrates 6 balls, reveal " divine lamp " ecru. Lanpade expresses, he hopes his goal impetus does not stop. British media points out, hopeful of orchid handkerchief heart is guided with captain identityEnglandThe group goes battle world championSpain.

This sports season at the beginning of, lanpade ever faced the cold reception that never has had in England team and Qieerxi, he what be put to reserve banquet is regarded as by public opinion " cheap is quite old " . Nevertheless, since right on September 28WalunxiyaScore a key after one ball, lanpade uses driving expressional fight back the doubt of the outside: He gives fight 8 times on behalf of La Jun, contribute 6 balls and 3 secondary attack, grey flying smoke destroys between the doubt that is aimed at Lanpade and critical instantly.
In dust the Lanpade that Wood park scores ball of get the upper hand of expresses, "We know, in two after be defeated repeatedly we must get victory will chase Mancunian Shuang Xiong. Even if loses a ball we also won't think to gain the championship all up, because go up sports season we lag behind 15 minutes for a time, but we still returned the orbit that contends for a coronal again over. But we still returned the orbit that contends for a coronal again over..
But we still returned the orbit that contends for a coronal again over... Graceful cityLatter very strong, we win this appear very important, I wish it can pullback us the right path, help us obtain Lian Sheng. I hope this is a turning point, competition of this sports season league matches is intense, our look must [url=http://www.nikeshoxsale99.com/womens-nike-shox-r4-c-11.html]cheapest nike shox[/url] not lose too much cent. Next we want to faceLiverpudlian, we should be a favourable turn with this victory, continue to do correct business. Continue to do correct business..
Speak of oneself latter steady performance, lanpade has deep feeling quite, "I just insist to do the business that I do all the time, on sports season I miss most sports season because of injury, after I reappear I fail to find groove probably, after reappearing, I was encountered a few not suitable. But I am same still a player, I hope I can continue score a goal in prospective a long time. If people thinks I had been over, so very good, I very enjoy prove they are wrong, I know I still can be accomplished. I know I still can be accomplished..
The England of newest first phase that announces in Kapeiluo in team name sheet, qieerxi assistant team leaderTerryAll be in with Lanpade row. Express before Ka Peiluo, to Spain his meaning is in training spy likelihood won't go into battle, bring a question so, this focus battle, who can take up the post of 3 lion army group temporarily captain.
Feidinade, JieladeAndLu NiAll do not have selected this name is single, left backAshenli - ColeThe position is solid, it is the popular person selected of captain, nevertheless he has told Kapeiluo to not be willing to take up the post of national group team leader. " daily telecommunications signs up for " express accordingly, with Spain one battle, ka Peiluo lets Lanpade probably hold the position of captain once more. This year in Feburary, lanpade ever had entered England settle or live in a strange place with captain identity field andDenmarkfriendship contest.