2/07/2008

Os mansos

As Bem-aventuranças são poços de ensino! Nelas vê-se retratado o verdadeiro crente! O crente começa como alguém humilde de Espírito, que reconhece a sua incapacidade espiritual! Depois de chegar a esse ponto, o crente apercebe-se do seu pecado e do pecado ao redor e passa a ser alguém que chora! Vê-mos assim, que as Bem-aventuranças têm uma sequência lógica e racional, no entanto todas elas são completamente contrárias à forma de ver do mundo!
No mundo predomina a capacidade própria, a alegria a qualquer preço! No evangelho de Jesus predomina a pobreza, a humildade espiritual e o choro vem antes da alegria!
Esta terceira bem-aventurança fala de algo completamente diferente, mas contrário à direcção do pensamento humano! Mansidão!

O ser humano pensa desde os primórdios na conquista de terras e se possível do mundo! Por causa do desejo de herdar a terra, de conquistarem a terra, de serem senhores do mundo, muito tem sido o sangue derramado!Nero, Hitler, Genghis Khan, Mao Tse Tsung, têm usado a violência para dominar a terra e o ser humano! Hitler matou milhões de Judeus no sonho de criar uma raça perfeita que dominasse sobre o resto! Todos estes nomes, e muitos outros faltam, quiseram ser donos do mundo! Qual foi o caminho que eles seguiram? A violência! A autoridade imposta! No entanto este pensamento não encaixe possível no evangelho de Jesus!
Para Jesus não são os violentos que herdarão a terra! Serão sim os mansos! Não importa o quão absurdo isto possa parecer, mas de facto será assim!
Os mansos têm um privilégio, "herdarão a terra"! Os mansos têm uma grande alegria, "herdarão a terra"! Os mansos têm uma razão de grande júbilo, "herdarão a terra"! Os mansos! Os mansos como Jesus foi manso!
Antes de prosseguirmos devemos fazer uma diferença entre pacificador, estes surgirão no Versículo 9, e alguém manso! O pacificador é aquele que no meio de guerra promove a paz; é aquele que no meio de uma discussão procura a calma!
O manso é aqueles que antes que o conflito aqueça mantêm a paz; é aquele que não deseja que a força e a violência aconteçam!
O manso tem no seu coração o texto do Antigo Testamento, "Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Näo por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos" (Zc 4:6); O manso é aquele que sabe que a vingança não é sua mas do Senhor, "Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes häo de suceder, se apressam a chegar" (Dt. 32:35). O manso, como a palavra indica é alguém "dócil, meigo, afável, calmo etc"! O manso tem em si mesmo a revelação do fruto do espírito, "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (GL 5:22)! Ser manso não nos retira aptidão ou valor! Jesus por duas vezes, pelo menos, afirmou a sua mansidão e Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores! Uma foi quando disse, "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:29) e outra ao entrar em Jerusalém, "Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga" (Mateus 21:5).
O contraste humano é evidente! Um rei não é conhecido por seu manso, mas por ser conquistador! Conhecemos O Dom Afonso Henriques não por seu manso mas por conquistar território e iniciar o nosso pais! Mas Jesus é um rei diferente, é um rei manso!Estas pessoas meigas, doces, mas que antes foram humildes de espírito e que choraram o seu pecado, têm uma recompensa, a herança da terra! Paulo revelou isso de outra forma, "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo" (Romanos 8:17)! Nós somos herdeiros, não por nós mas por causa de Cristo! Inclusive de nada vale ser manso se primeiro não se for filho (logo é necessário a humildade de espírito e o nosso choro)! Paulo também disse, "Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo" (1ª Coríntios 6:2)!
Existe uma grande esperança, recompensa, privilégio para o Cristão autêntico, "herdar a terra"! Isto porque somos co-herdeiros com Cristo!


1 Biblos:

Anónimo disse...

Graças a Deus que é um aspecto do fruto do Espírito Santo em nós...

Abraço