11/03/2010

Formas de Olhar!

Génesis! O livro dos começos, o livro onde tudo inicia! livro onde Deus a humanidade se cruzam; livro onde mal e bem se cruzam; livro onde começam os homicídios, poligamia, etc etc... simplesmente, onde tudo começa! Nesse inicio existiu algo comum e cíclico no "designer" da criação... Ele via o que fazia e tirava a sua conclusão; conclusão essa que nas primeiras cinco vezes que foi realizada foi, "viu Deus que era bom"!

A luz era boa, as águas, os animais, tudo... tudo era bom! chega ao protótipo final, o topo do que ia ser criado, e algo inesperado acontece! No meio da perfeição ouve-se a voz auto-critica do seu criador, "não é bom..."!

O que não era bom? O que estava mal? não era algo imperfeito, simplesmente estava incompleto... mas o que fascina é a Sua capacidade de observação, capacidade auto-critica, profunda, não-superficial, sobre os seus próprios actos e escolhas... Foi essa capacidade que permitiu que um erro não ocorresse na perfeição, foi por causa dessa capacidade de observação que é feita a mulher, pois "Viu Deus" que não era "bom que o homem estivesse só"...

Esta foi a forma do criador olhar! Não reteve a sua visão no superficial, na beleza do que havia sido criado até ali; não teve como preconceito o facto de todos os seus actos anteriores terem sido bons; deduzindo, por isso, que o último não precisava de avaliação e de um olhar atento. Não! Não foi superficialmente que ele viu que "não era bom" o que estava feito.

Segue o relato, começa a história da humanidade... as miticas personagens do Eden; Adão, Eva e uma cobra que fala.

Eva, até ali sem nome, pois só depois o receberia, olha para a árvore, a tal árvore! não é macieira, como diz a tradição; o nome que lhe foi dado foi, "árvore do conhecimento do bem e do mal"! que tipo fruto seria? de certeza que delicioso, pois se assim não fosse Eva não o daria a Adão, mas recuemos.

Recuemos ao momento do diálogo entre a serpente e Eva; recuemos ao momento em que Eva olhou para a árvore! Ela olhou e não viu que "não era bom", antes deliciou-se, regalou-se os olhos, pois o fruto era apetecível, mas não viu fundo, não olho para lá do aspecto.. ela não compreendeu a forma como o criador olhou no inicio, ela não compreendeu que a razão dela própria existir se devia a um olhar profundo e critico do criador...Ele olhou fundo, ela olhou na superfície....

Segue o relato, chegasse ao capitulo seis, e diz que "os filhos de Deus (Sejam lá quem forem) olharam para as filhas dos homens (sejam lá quem forem) e viram que eram formosas" e como conclusão dessa atitude, Deus declarou que os homens eram "carnais"! Seriam carnais por apreciarem o que é belo? ou seriam carnais por olharem para a aparência? conclusão, repetiram a forma de olhar de Eva!

Segue o relato, chega o capitulo treze e uma família abastada encontrasse num dilema! A terra era pequena para sustentar as duas casas representadas na história! Ló e Abrão tinham agora que decidir e seguir caminhos diferentes; Abrão dá a primazia da escolha ao seu sobrinho ló e este olha "e viu um campina bem regada ... que se estendia até sodoma... e os homens de sodoma eram maus".

Assim foi, Ló ficou com essa campina e enriqueceu de tal forma que se estendeu até essa cidade! Mais tarde nessa cidade, para proteger duas visitas dispôs-se a sacrificar a virgindade de duas filhas; mais tarde, na fuga da cidade que ele não tinha visto quando olhou superficialmente para a campina, perdeu a sua esposa!

Conclusão, se ele tivesse olhado com profundidade e não para o que os seus olhos mostravam, provavelmente nunca teria ficado viúvo!

É melhor parar no relato e simplesmente entender e partilhar, que o melhor de tudo é não olhar para a aparência do que ou de quem surge na nossa frente... É bom ter um olhar critico e profundo; esse olhar previne erros, esse olhar previne desilusões.

Formas de olhar definem o rumo da nossa existência.