10/25/2006

Povo, espelho do lider

Esta frase é um chavão que tem passado de geração em geração. Humildemente pretendo demonstrar o meu desacordo com tal afirmação.
Porque não concordo com esta afirmação? Porque olho para Moisés, lider da nação de Israel, e vejo um homem que adorava a Deus no monte Horebe, e olho para Israel a adorar uma estátua de ouro.
Porque olho para Moisés e vejo, dito por Deus, o homem mais manso ao cimo da terra, e olho para Israel e vejo um povo arrogante, nunca satisfeito.
Assim sendo pergunto, quais são as semelhanças entre Moisés (Lider) e Israel (Povo).
Porque não concordo com esta afirmação? Porque olho para Jeremias, homem ungido por Deus para ser profeta, que ministrava ao povo a vontade de Deus. Mas ninguém, nem um Israelita, lhe deu ouvidos. Onde está então a semelhança?
Porque não concordo com esta afirmação? Porque olho para Jesus, homem perfeito com discípulos imperfeitos, homem de fé perfeita com discípulos de pequena fé, homem que ora enquanto os discípulos dormem, homem que ama acima de qualquer circunstancia com discípulos com dificuldade em perdoar. Onde está então a semelhança?
Não será este chavão uma desresponsabilização do crente individual?

8 Biblos:

Entre-aspas disse...

A arte da desresponsabilização é sem dúvida uma das nossas (humanos mortais) preferidas. Sempre procuramos a "quem ou ao quê" podemos apontar como resultado do nosso fracasso e frustração. A verdade é que cada um de nós é considerado "indesculpável" e terá que "prestar contas" individualmente: tanto o "povinho" como os "líderes".

Daniel disse...

essa é sem dúvida a grande verdade que muitos querem esquecer, mas esquecendo ou não, ela nos acompanhará.

Ruben disse...

Não será também essa argumentação um incentivo à desresponsabilização da liderança?
Na minha concepção, a liderança não está isenta de responsabilidade, assim como o povo. Embora veja, frequentemente, que o povo é tremendamente influênciado pela liderança, e também pelo modo de liderança. E não levo a discussão para que o povo imite as características do líder, mas que as pessoas hajam dentro de um sistema de liderança imposto pelos líderes, que como sabes, por vezes é demasiado limitante.
Enfim, és um espetáculo!

Daniel disse...

Não discordando Ruben, com o que disses-te, lembro um certo pormenor. Um lider automáticamente está com uma posição de responsabilidade, que não pode rejeitar. Quando o fizer deixa de ser lider. Por isso não existe lideres desresponsabilizados, existe sim lideres caídos.

Ruben disse...

E esses transparecem queda na vida daqueles que lideram.
Quando penso num líder humano, sei que só devo imitar o que ele tem de bom no carácter, mas para onde ele me leva, pouco controlo tenho. Ou decido ir, ou ficar. E se eu fico, eu vou para onde ele vai, e isso influência a minha vida, o que faço, ainda que não muitas vezes o que penso.

God Bless.

Daniel disse...

então por isso mesmo, não é da responsabilidade (unicamente e directamente) do lider. Isso porque o liderado faz as suas escolhas, tornando-se responsável pelas suas acções.

Ego ipse disse...

Interessante!! No entanto tambem podemos encontrar exemplos do inverso (ou seja, da veracidade da afirmação) poderiamos ver que quando em Israel o Rei se envolvia com Deus o povo ia atrás, quando o rei se afastava de Deus toda a nação se afastava; Poderiamos até olhar para a igreja em Filipos e pensar em que medida estava ali tambem a mão de Lucas; Penso que para todas as regras à excepções como lider prefiro a ideia de que aqueles a quem sirvo são a imagem do que eu sou para bem ou mal, como liderado prefiro a ideia de que o que está mal em mim não tem nada a ver com o lider

Daniel disse...

Este último comentário, talvez seja a posição mais equilibrada.
Quero salientar que não pretendo desresponsabilizar ninguém, mas antes responsabilizar a todos.